A MEDIAÇÃO E O SISTEMA DIGITAL DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS NA CONJUNTURA DAS RELAÇÕES EMPRESARIAIS

  • Laurinda Fátima da Fonseca P. G. Bragança Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Bragança Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a mediação empresarial como instrumento para captação de investimentos externos no mercado brasileiro e como um sistema digital para solução de conflitos pode facilitar as negociações e favorecer a gestão dos contratos empresariais. A metodologia empregada consistiu na transcrição das contribuições que os representantes chineses apresentaram durante o evento Iniciativa Brasil-China, realizado na Fundação Getúlio Vargas, e em uma revisão bibliográfica acerca da evolução de plataformas online de resolução de disputas e suas principais contribuições às empresas. Hoje, um sistema digital de solução de controvérsias não se limita à realização de sessões online para facilitar o diálogo e a interação entre os gestores. A categoria de negócio predominante na organização vai influenciar em que medida ela vai se utilizar dessa ferramenta tecnológica.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda no Programa de Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense com bolsa CAPES. Mestre em Direito pela UFRJ com financiamento CENPES/PETROBRÁS. Bacharel em Direito pela UFRJ. Bacharel em Administração de empresas pela Universidade Candido Mendes. Pesquisadora do Laboratório Fluminense de Estudos Processuais - LAFEP. Professora. Advogada. Mediadora de conflitos. 

Publicado
2019-11-30
Como Citar
BRAGANÇA, Laurinda Fátima da Fonseca P. G.; BRAGANÇA, Fernanda. A MEDIAÇÃO E O SISTEMA DIGITAL DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS NA CONJUNTURA DAS RELAÇÕES EMPRESARIAIS. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 18, n. 01, p. 50 - 66, nov. 2019. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/2755>. Acesso em: 27 jan. 2020.
Seção
ARTIGO PARTE 1 - RELAÇÃO DO DIREITO COM A INOVAÇÃO E A TECNOLOGIA