DEMOCRACIA DIGITAL

o papel da tecnologia no restabelecimento dos vínculos sociedade-estado

  • Beatriz de Felippe Reis UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Rodrigo Goldschmidt UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Beatriz de Felippe Reis UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Resumo

No texto verificou-se a influência das novas tecnologias no restabelecimento dos vínculos entre sociedade e Estado. Foram analisadas as concepções de democracia, cidadania e de participação política sob um viés histórico. Na sequência, abordou-se porque vivemos uma crise de representatividade no Brasil e de que forma a tecnologia pode contribuir para o exercício da cidadania. Analisou-se o processo de participação política na sociedade da informação e quais os riscos das novas tecnologias para o processo democrático. Baseado em um método dedutivo, verificou-se que a tecnologia vem ampliando a interação sociedade-Estado, permitindo maior participação, maior capacidade de mobilização e de articulação dos cidadãos. Por fim, conclui-se que estamos vulneráveis à manipulação, à desinformação e ao desvirtuamento da verdade, o que coloca em risco o processo democrático. 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-Doutor em Direito pela PUC/RS. Doutor em Direito pela UFSC. Professor e Pesquisador do PPGD – Mestrado em Direito – UNESC. Coordenador do GP – DIREITO DO TRABALHO UNESC. Juiz do Trabalho Titular de Vara do TRT12.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Direito pela UNESC. Especialista em Direito do Trabalho pela UNISINOS. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS. Pesquisadora junto ao GP – DIREITO DO TRABALHO UNESC. Analista Judiciário do TRT4ª Região. Membro do CIELO LABORAL.

Publicado
2019-11-30
Como Citar
REIS, Beatriz de Felippe; GOLDSCHMIDT, Rodrigo; REIS, Beatriz de Felippe. DEMOCRACIA DIGITAL. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 18, n. 01, p. 177 - 200, nov. 2019. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/2925>. Acesso em: 21 jan. 2020.
Seção
ARTIGO PARTE 1 - RELAÇÃO DO DIREITO COM A INOVAÇÃO E A TECNOLOGIA