A tecnologia Blockchain aplicada aos Contratos Inteligentes

  • Carla Arigony de Carvalho Universidade Federal de Santa Maria
  • Lucas Veiga Ávila Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Contratar é a forma mais usual de realizar negócios jurídicos no dia-a-dia, desde os mais simples, como uma compra e venda, um contrato de trabalho, até o financiamento de um bem em um valor elevadíssimo. Trata-se de instrumento jurídico muito utilizado e que por vezes envolve enorme burocracia e gasto de tempo. Assim, uma das formas de contrato atuais que vem ganhando força é o Contrato Inteligente, que aglomera as informações ou cláusulas em códigos. Para isso, pode se utilizar o banco de dados compartilhado que se denomina Blockchain. Isso tudo promete maior rapidez nas contratações, dentre outros benefícios aos contratantes. Assim, o presente estudo pretende analisar a aplicação da tecnologia Blockchain aos Contratos Inteligentes, de modo a abordar as facilidades do uso dessa ferramenta tecnológica, bem como algumas dificuldades que podem surgir ao longo desse caminho. Para isso, utilizou-se metodologia indutivo-construtivista, a partir da construção de ideias particulares de cada um dos conceitos, com vistas a atingir uma premissa geral sobre os benefícios dessa tecnologia. Por fim, a metodologia comparativa dos conceitos, a pesquisa documental e a bibliográfica ampararam os estudos, com fulcro em artigos, publicações e demais elementos impressos ou disponibilizados na internet.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Advogada, bacharela em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. 

Pós-graduanda em Ciências Criminais na Ulbra.

##submission.authorWithAffiliation##
Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduação e especialização em Administração pela Universidade Regional Integrada. Professor Adjunto do Magistério Superior na UFSM - Coordenador do Curso de Engenharia de Transportes e Logística.
Publicado
2019-11-30
Como Citar
ARIGONY DE CARVALHO, Carla; VEIGA ÁVILA, Lucas. A tecnologia Blockchain aplicada aos Contratos Inteligentes. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 18, n. 01, p. 156 - 176, nov. 2019. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/2937>. Acesso em: 27 jan. 2020.
Seção
ARTIGO PARTE 1 - RELAÇÃO DO DIREITO COM A INOVAÇÃO E A TECNOLOGIA