Democracia reflexões em torno do pensamento de Noberto Bobbio

  • Jéssica Fachin FACULDADES LONDRINA
  • Deise Marcelino da Silva
  • Zulmar Fachin

Resumo

Norberto Bobbio dedicou sua vida ao estudo de quatro temas: direitos humanos, democracia, paz e guerra. O objetivo da presente pesquisa é refletir sobre a democracia, tendo em vista o 110º ano do nascimento do autor. A democracia cedeu à força de regimes totalitários do século XX, para despontar, após o nascimento da ONU, como o regime político adotado por um número expressivo de Estados em diversas regiões do mundo. A defesa da democracia teve no jusfilósofo italiano uma voz firme a propositiva, trazendo à reflexão este que é um dos temas mais importantes da história da Humanidade. A pesquisa, baseada em textos publicados pelo autor em forma de livros, aborda a evolução histórica e as teorias da democracia, bem como as relações desta com o Direito, a tecnologia, o segredo e o poder (visível e invisível).


 

Biografia do Autor

Deise Marcelino da Silva

Doutora em Direito Ambiental Internacional (Unisantos). Mestre em Ciência Jurídica (Unicesumar). Especialista em Direito Ambiental e Sustentabilidade (IDCC/UENP) e em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário (IDCC/UENP). Professora. Advogada.

Zulmar Fachin

Doutoranda em Direito Constitucional (PUCSP). Mestre em Ciência Jurídica (UENP). Especialista em Direito Constitucional Contemporâneo (IDCC/UENP) e em Direito Processual Civil (IDCC/UENP). Bacharel em Direito (PUCPR). Licenciada em Letras (UEL). Professora na Escola de Direito das Faculdades Londrina e na UEL. Advogada.

Publicado
2019-11-30
Como Citar
FACHIN, Jéssica; DA SILVA, Deise Marcelino; FACHIN, Zulmar. Democracia reflexões em torno do pensamento de Noberto Bobbio. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 18, n. 01, p. 329 - 342, nov. 2019. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/2972>. Acesso em: 21 jan. 2020.
Seção
ARTIGO PARTE 2 - O PENSAMENTO DO LIBERALISMO E DEMOCRACIA DE NORBERTO BOBBIO