APORTES BOBBIANOS À ANÁLISE DA RELAÇÃO LIBERALISMO/ DEMOCRACIA

  • Daniela Mesquita Leutchuk de Cademartori
  • Sergio Cademartori

Resumo

Este ensaio aborda a relação entre  liberalismo e democracia, tentando colocar em evidência os pontos de inflexão e de tensão entre os dois conceitos. Outrossim, busca apresentar de forma suscinta os avatares históricos dessas ideologias e suas concreções nos diversos momentos pelos quais passam os Estados na modernidade e contemporaneidade. Além de rememorar as lições dos clássicos que se debruçaram sobre os temas, busca-se privilegiar no ensaio o pensamento de Norberto Bobbio, eis que este pensador pode ser considerado o grande teórico contemporâneo que deu conta da aludida relação.

Biografia do Autor

Daniela Mesquita Leutchuk de Cademartori

Doutora em Direito pela UFSC. Professora permanente da Graduação e do Programa de PósGraduação (Mestrado e Doutorado) da Unilasalle Canoas/RS. E-mail: daniela.cademartori@unilasalle.edu.br

Sergio Cademartori

Doutor em Direito pela UFSC. Professor permenente da Graduação e dos Programas de PósGraduação (Mestrado e Doutorado) da Unilasalle Canoas e da UniFG. E-mail: sucademartori@gmail.com.

Publicado
2019-11-30
Como Citar
CADEMARTORI, Daniela Mesquita Leutchuk de; CADEMARTORI, Sergio. APORTES BOBBIANOS À ANÁLISE DA RELAÇÃO LIBERALISMO/ DEMOCRACIA. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 18, n. 01, p. 300 - 328, nov. 2019. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3153>. Acesso em: 01 june 2020.
Seção
ARTIGOS PARTE 2 - O PENSAMENTO DO LIBERALISMO E DEMOCRACIA DE NORBERTO BOBBIO