MEDIAÇÃO E O SISTEMA DIGITAL DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS NA CONJUNTURA DAS RELAÇÕES EMPRESARIAIS

  • Fernanda Bragança
  • Laurinda Fátima da F. P. G. Bragança

Resumo

O interesse pelo estudo e pelo uso de métodos adequados de solução de conflitos via plataformas online, também conhecidas como online dispute resolution - ODR, vem crescendo sobremaneira nos últimos anos. O setor empresarial, em especial, está apostando nesses sistemas digitais para diminuírem o gasto com o contencioso de massa e melhorarem as relações com os clientes. Este assunto foi tema de um seminário organizado pela fundação Getúlio Vargas que reuniu representantes do governo, da Câmara de Comércio e do setor corporativo chinês e brasileiro e que motivou a elaboração deste artigo. A pesquisa tem por objetivo estudar a mediação enquanto um importante instrumento para a atração de investimento externo no Brasil e aprofundar como a ODR pode favorecer as negociações e a gestão desses contratos transnacionais (que mobilizam uma grande estrutura de pessoas e de recursos. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica sobre esses tópicos.
 

Biografia do Autor

Fernanda Bragança

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense – PPGSD/UFF. Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/FND. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes /UCAM. Pesquisadora do Laboratório Fluminense de Estudos Processuais - LAFEP. Professora. Advogada. Mediadora. Academia.edu <https://uff.academia.edu/FernandaBragança>

Laurinda Fátima da F. P. G. Bragança

Professora da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutora pela PUC-Rio. Mestre pela Coppe/UFRJ.

Publicado
2019-12-06
Como Citar
BRAGANÇA, Fernanda; BRAGANÇA, Laurinda Fátima da F. P. G.. MEDIAÇÃO E O SISTEMA DIGITAL DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS NA CONJUNTURA DAS RELAÇÕES EMPRESARIAIS. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 18, n. 01, p. 50 - 66, dec. 2019. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3205>. Acesso em: 24 apr. 2024.
Seção
Parte I - RELAÇÃO DO DIREITO COM A INOVAÇÃO E A TECNOLOGIA