SERENIDADE, PLURALISMO E DEMOCRACIA
A virtude ética-democrática em Norberto Bobbio
Resumo
A pesquisa tem por objeto analisar a perspectiva democrática de Norberto Bobbio extraída especialmente da obra “Elogio da Serenidade e Outros Escritos Morais”, com ênfase à serenidade, ao pluralismo e à democracia. O problema da pesquisa consiste em se indagar, já que a democracia é composta por grupos antagônicos com iguais direitos de liberdade de crença e expressão, propondo então a seguinte pergunta: em quais termos seria possível obter um ambiente de discussão política aberto e não violento? A investigação sobre as virtudes democráticas, como a serenidade, justifica-se e torna-se necessária quando se depara com o fato de que o Direito, em suas manifestações legislativas e judiciais, acaba sendo um campo de litígios entre grupos opostos que buscam, entre outros resultados, anular a expressão política dos rivais. O método utilizado é o dedutivo, com base principalmente em levantamentos bibliográficos. Conclui-se que a construção do Direito por cidadãos que cultivam a virtude da serenidade, no âmbito da democracia, possibilita a implementação de um ambiente social plural, tolerante e não violento.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.