DEMOCRACIA

REFLEXÕES EM TORNO DO PENSAMENTO DE NORBERTO BOBBIO

  • Zulmar Fachin
  • Deise Marcelino da Silva
  • Jéssica Fachin

Resumo

Norberto Bobbio dedicou sua vida ao estudo de quatro temas: direitos humanos, democracia, paz e guerra. O objetivo da presente pesquisa é refletir sobre a democracia, tendo em vista o 110º ano do nascimento do autor. A democracia cedeu à força de regimes totalitários do século XX, para despontar, após o nascimento da ONU, como o regime político adotado por um número expressivo de Estados em diversas regiões do mundo. A defesa da democracia teve no jusfilósofo italiano uma voz firme e propositiva, trazendo à reflexão este que é um dos temas mais importantes da história da Humanidade. A pesquisa, baseada em textos publicados pelo autor em forma de livros, aborda a evolução histórica e as teorias da democracia, bem como as relações desta com o Direito, a tecnologia, o segredo e o poder (visível e invisível). 

Biografia do Autor

Zulmar Fachin

Doutor em Direito Constitucional (UFPR). Mestre em Direito (UEL). Mestre em Ciência Política (UEL). Professor no Programa de Doutorado e Mestrado da Unicesumar, na UEL e na Escola de Direito das Faculdades Londrina. Membro eleito da Academia Paranaense de Letras Jurídicas. Presidente do IDCC - Instituto de Direito Constitucional e Cidadania. Advogado. Pesquisador do ICETI.

Deise Marcelino da Silva

Doutora em Direito Ambiental Internacional (Unisantos). Mestre em Ciência Jurídica (Unicesumar). Especialista em Direito Ambiental e Sustentabilidade (IDCC/UENP) e em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário (IDCC/UENP). Professora. Advogada.

Jéssica Fachin

Doutoranda em Direito Constitucional (PUCSP). Mestre em Ciência Jurídica (UENP). Especialista em Direito Constitucional Contemporâneo (IDCC/UENP) e em Direito Processual Civil (IDCC/UENP). Bacharel em Direito (PUCPR). Licenciada em Letras (UEL). Professora na Escola de Direito das Faculdades Londrina e na UEL. Advogada.

Publicado
2019-12-06
Como Citar
FACHIN, Zulmar; DA SILVA, Deise Marcelino; FACHIN, Jéssica. DEMOCRACIA. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 18, n. 01, p. 329 - 342, dec. 2019. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3220>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Parte II - O PENSAMENTO DO LIBERALISMO E DEMOCRACIA DE NORBERTO BOBBIO