A DEFESA COMERCIAL NO BRASIL CONTRA A PRÁTICA DE ??DUMPING? E O INTERESSE SOCIAL

  • Marcelo Gazzi Taddei

Resumo

A abertura da economia brasileira, no final da década de oitenta, expôs de forma corajosa o mercado nacional à concorrência internacional, submetendo os consumidores e empresas do país a todos os efeitos do comércio mundial. Práticas empresariais desleais, como o dumping, passaram a ocorrer com maior frequência, ampliando a aplicação da respectiva legislação brasileira de defesa comercial, baseada nas regras antidumping da Organização Mundial do Comércio (OMC). As leis de defesa comercial, visando a preservação e manutenção das empresas existentes, desempenham o importante papel de assegurar o nível de emprego e resguardar os interesses relacionados às atividades empresariais desenvolvidas no país.

 

Palavras-chave: dumping; defesa comercial; concorrência; prática empresarial condenável; Organização Mundial do Comércio.

Publicado
2009-03-06
Como Citar
GAZZI TADDEI, Marcelo. A DEFESA COMERCIAL NO BRASIL CONTRA A PRÁTICA DE ?DUMPING E O INTERESSE SOCIAL. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 2, mar. 2009. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/77>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Seção Geral