Comunicação Corporativa: A Importância da Comunicação na gestão das Empresas.
Resumo
Em meio a um mercado competitivo, a comunicação corporativa é necessária como uma ferramenta estratégica e também para a melhoria na gestão das organizações. A comunicação corporativa é uma prática adotada nas empresas visando o melhor relacionamento com o ambiente interno, sendo refletida no ambiente externo. As empresas necessitam de uma comunicação interna eficiente, melhorando o ambiente de trabalho, diminuindo as barreiras e ruídos que dificultam a compreensão da informação. Funcionários bem informados e envolvidos nos acontecimentos internos são de grande importância empresarial, além disso, é uma das fontes de comunicação externa, enfrentando as barreiras e motivando clientes e consumidores a participarem na organização. O objetivo desse artigo é apresentar os conceitos básicos da comunicação e sua importância para as organizações com ou sem fins lucrativos. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica acerca do tema e a pesquisa de campo através de uma entrevista com perguntas abertas realizadas em empresas de pequeno e grande porte da cidade de Marília e região para verificar as formas de comunicação na gestão de cada uma delas. Com a análise, verificou-se que a empresa de pequeno porte investe menos nas ferramentas de comunicação, pois as informações geralmente são passadas via oral. No entanto, as empresas de grande porte investem mais nas ferramentas de comunicação e garantem a importância dessa ferramenta para o desenvolvimento empresarial. Este artigo buscou contribuir com os trabalhos da área, não esgotando o assunto em questão e deixando o tema aberto para novas análises.Palavras-chave
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.