Comunicação Corporativa: A Importância da Comunicação na gestão das Empresas.

  • Karla Lauane Barros Centro Universitário Eurípedes de Marília - UNIVEM
  • Roberta Ferreira Brondani Centro Universitário Eurípedes de Marília - UNIVEM

Resumo

Em meio a um mercado competitivo, a comunicação corporativa é necessária como uma ferramenta estratégica e também para a melhoria na gestão das organizações. A comunicação corporativa é uma prática adotada nas empresas visando o melhor relacionamento com o ambiente interno, sendo refletida no ambiente externo. As empresas necessitam de uma comunicação interna eficiente, melhorando o ambiente de trabalho, diminuindo as barreiras e ruídos que dificultam a compreensão da informação. Funcionários bem informados e envolvidos nos acontecimentos internos são de grande importância empresarial, além disso, é uma das fontes de comunicação externa, enfrentando as barreiras e motivando clientes e consumidores a participarem na organização. O objetivo desse artigo é apresentar os conceitos básicos da comunicação e sua importância para as organizações com ou sem fins lucrativos. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica acerca do tema e a pesquisa de campo através de uma entrevista com perguntas abertas realizadas em empresas de pequeno e grande porte da cidade de Marília e região para verificar as formas de comunicação na gestão de cada uma delas. Com a análise, verificou-se que a empresa de pequeno porte investe menos nas ferramentas de comunicação, pois as informações geralmente são passadas via oral. No entanto, as empresas de grande porte investem mais nas ferramentas de comunicação e garantem a importância dessa ferramenta para o desenvolvimento empresarial. Este artigo buscou contribuir com os trabalhos da área, não esgotando o assunto em questão e deixando o tema aberto para novas análises.
Publicado
2016-08-22
Como Citar
BARROS, Karla Lauane; BRONDANI, Roberta Ferreira. Comunicação Corporativa: A Importância da Comunicação na gestão das Empresas.. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 85-100, aug. 2016. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/1095>. Acesso em: 24 nov. 2024.

Palavras-chave

Mercado; Comunicação; Corporativa; Estratégia; Gestão.