O EXERCÍCIO DO PODER EM HOBBES E MAQUIAVEL: CONDIÇÃO PARA A SOCIEDADE HUMANA
Resumo
O exercício do poder por quem lhe foi atribuído sempre foi motivo de discussão teórica retumbante na academia. Os dois grandes filósofos cujos pensamentos serão abordados neste artigo, Thomas Hobbes e Nicolau Maquiavel foram expoentes da doutrina social que estudou a fundo as relações humanas enquanto ambiente de vida do ser humano, que desde que se viu habitando o mesmo espaço que outro ser humano precisou conter-se da maneira que podia. O exercício do poder pelo Príncipe ou pelo Leviatã é a saída encontrada por eles para edificar e manter uma sociedade em que se vivam no mesmo espaço pessoas com pensamentos e gostos ao mesmo tempo semelhantes e distintos.
Palavras-chave
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.