CÍRIO DE NAZARÉ: IDENTIDADE RELIGIOSA, HISTÓRICA E CULTURAL DO POVO PARAENSE.
Resumo
Este estudo é resultado da pesquisa científica que buscou apresentar o Círio de Nazaré, como Identidade Religiosa, Histórica e Cultural do Estado do Pará. Por isso, começando pela religiosidade, demonstra-se que a experiência do Sagrado no Círio, leva o homem a modificar a sua vida, esta relação acontece independente de vínculos institucionais religiosos, e produz uma experiência de fé, que se concretiza na realidade subjetiva do ser. Por conseguinte, vem à tradição histórico-cultural, que surge em decorrência da fé e faz do preceito religioso, um costume, que se perpetua nas gerações, desenvolvendo o hábito, como uma motivação do Círio, havendo neste ponto uma intervenção da fé mariana, na identidade histórica e cultural do homem paraense. Também se deve considerar a dimensão econômica que motiva a realização do evento. E ainda, analisa-se a dimensão da festa, que do círio provêm, que faz gerar no paraense o sentimento de fraternidade. E a partir dos fenômenos que compõem o Círio, conclui-se que a experiência entre o homem e o Sagrado, que se manifesta na imagem da Santa, é a essência do Círio de Nazaré, uma vez que este aspecto carregado de simbolismo, foi capaz de formar a fé, modificar a cultura, gerar capital, e desenvolver a fraternidade ecumênica no homem paraense.
Palavras Chaves: Círio de Nazaré. Identidade. Religiosidade. Regionalismo. Cultura.
Palavras-chave
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.