Qualidade de vida no trabalho versus Condições psicossomáticas advindas do mercado de trabalho.
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir acerca dos sintomas psicossomáticos, suas causas e reações físicas quando o ser humano é exposto sob pressão psicológica no ambiente de trabalho. Para se atingir tal objetivo realizou-se pesquisa bibliográfica no sentido de conhecer a opinião de autores Os sintomas psicossomáticos são sensações trazidas através do emocional de um indivíduo, ou seja, o corpo passa a apresentar diversos sintomas físicos sem, no entanto, uma causa patológica específica, pois estes sintomas são de extrema ordem emocional. A qualidade de vida, quando afetada, é um dos aspectos mais relevantes que influenciam o surgimento da doença psicossomática, pois sem essa indispensável qualidade o homem se torna incapaz de alcançar seus desejos pessoais e profissionais dentro da organização. Com os grandes avanços tecnológicos e sociais em que vive o homem nos dias atuais, nota-se que este por sua vez tem tido muitas dificuldades em lidar com seus sentimentos, vontades, desejos, sonhos e principalmente com a realidade. Essa junção de emoções que o homem tem passado demonstra o quanto ele é sensível às mudanças sociais e emocionais, trazendo-lhe falta de qualidade de vida e nos casos mais graves doenças mentais e físicas.
Palavras-chave
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.