ATITUDES DOS TRABALHADORES DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL FRENTE AO USO DO ÁLCOOL E ALCOOLISMO
Resumo
O objetivo foi verificar as atitudes dos trabalhadores de um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas – CAPSad frente às habilidades de identificação para ajudar os pacientes alcoolistas. Tratou-se de um estudo do tipo descritivo, exploratório e transversal. Foi realizado em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas de um município no interior do Estado de São Paulo, coletados entre março a maio de 2015. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário sociodemográfico e a aplicação da Escala de Atitudes frente ao álcool, alcoolismo e alcoolista – EAFAAA. Os dados serão processados por meio do programa SPSS, versão 13.0, envolvendo a análise descritiva dos dados. A maioria constituiu-se de mulheres (94,12%), brancos (88,24%), casados ou com companheiro (52,94%) e com pós-graduação completa (64,71%). Em relação à idade, observa-se que a maior proporção dos profissionais estava na faixa etária de 41 a 50 anos de idade (52,92%). Do total da amostra, 70,58% revelou trabalhar em CAPSad por 8 anos ou mais. Os trabalhadores tiveram uma atitude intermediaria frente ao Álcool, ao Alcoolismo e ao Alcoolista sendo de 3,74 (dp 0,32). Destaca-se a importância do entendimento e a compreensão dos trabalhadores de CAPS-AD ao conhecimento sobre a dependência de álcool, como uma patologia e sem um preconceito estabelecido, sendo um fator de influência fundamental para o exercício da profissão e o cuidado aos clientes envolvidos com tal substância, oferecendo o seu maior potencial para atuar de modo eficiente em conjunto com esses pacientes.
Palavras-chave
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.