O ENSINO DA LITERATURA ENQUANTO ELEMENTO DE FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO
Resumo
ResumoO presente artigo tem por objetivo analisar o ensino da literatura e verificar as contribuições que este pode oferecer à formação integral do aluno. Além disso, pretende-se discutir o valor dos textos literários e, ainda, de que forma os clássicos podem atuar no desenvolvimento do senso crítico das pessoas. Machado de Assis, expoente da Literatura Brasileira e Universal, foi escolhido para compor este, trabalho a fim de comprovar empiricamente que a escola e o trabalho com os cânones literários podem suscitar questões inerentes à formação de um cidadão consciente de seu papel na sociedade.
Palavras-chave: 1. Literatura 2. Ensino 3. Formação Integral do Homem
Abstract
TEACHING LEITERATURE AS AN ELEMENT OF FORMATION OF THE CRITIC-REFLEXIVE THINKING
The current article has the aim to analyze the literature teaching and to check its contributions to the individual’s full education. Besides, it is intended to discuss the importance of literary texts and, also, the way the classics can act in the development of people’s critical sense. Machado de Assis, representative of Brazilian and World Literature, was chosen to take part of this work in order to empirically prove that the school and the work with the literary canons can raise issues inherent to the education of a citizen aware of his role in society.
Key-words: 1. Literature 2. Teaching 3. Individual’s full education
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.