O ENSINO DA LITERATURA ENQUANTO ELEMENTO DE FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO

  • Rosana Maria da Silva

Resumo

Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar o ensino da literatura e verificar as contribuições que este pode oferecer à formação integral do aluno. Além disso, pretende-se discutir o valor dos textos literários e, ainda, de que forma os clássicos podem atuar no desenvolvimento do senso crítico das pessoas. Machado de Assis, expoente da Literatura Brasileira e Universal, foi escolhido para compor este, trabalho a fim de comprovar empiricamente que a escola e o trabalho com os cânones literários podem suscitar questões inerentes à formação de um cidadão consciente de seu papel na sociedade.

Palavras-chave: 1. Literatura 2. Ensino 3. Formação Integral do Homem

Abstract
TEACHING LEITERATURE AS AN ELEMENT OF FORMATION OF THE CRITIC-REFLEXIVE THINKING

The current article has the aim to analyze the literature teaching and to check its contributions to the individual’s full education. Besides, it is intended to discuss the importance of literary texts and, also, the way the classics can act in the development of people’s critical sense. Machado de Assis, representative of Brazilian and World Literature, was chosen to take part of this work in order to empirically prove that the school and the work with the literary canons can raise issues inherent to the education of a citizen aware of his role in society.

Key-words: 1. Literature 2. Teaching 3. Individual’s full education

##submission.authorBiography##

Rosana Maria da Silva
Licenciada em Letras (UNIVEM - Marília/SP) Professora. E-mail: rosana_avlis@yahoo.com.br
Publicado
2010-06-25
Como Citar
SILVA, Rosana Maria da. O ENSINO DA LITERATURA ENQUANTO ELEMENTO DE FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 2, n. 2, june 2010. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/237>. Acesso em: 30 oct. 2024.