CRIAÇÃO DE EQUAÇÃO DE INSOLVÊNCIA: UM ALGORITMO QUE ANALISA, QUALIFICA E QUANTIFICA OS INDICADORES FINANCEIROS DE EMPRESAS versus A EQUAÇÃO DE INSOLVÊNCIA DE KANITZ.
Resumo
O termômetro de insolvência de Kanitz, utilizado para prever falência das empresas foi um dos modelos pioneiros no Brasil na década de 70. Ao divulgar seu modelo, Kanitz não explica como chegou na fórmula de cálculo, dizendo tratar-se de um ferramental estatístico. Porém, há muito já foi desmistificado o ferramental estatístico utilizado pelo autor. Kanitz desenvolveu uma fórmula geral de uso padrão para todas as empresas, que é utilizada em muitos casos; no entanto, este artigo em sua abrangência teórica e prática têm por objetivo elaborar um cálculo de solvência baseado em premissas específicas de empresas do ramo metalúrgico. Propõe-se neste artigo construir um indicador de insolvência com base na equação de Regressão Linear Múltipla aplicada ao segmento de Metalurgia e, a partir dos dados coletados é possível identificar o estado de Solvência das empresas e o quanto isso atinge a saúde financeira de curto e longo prazo; por fim realiza-se um comparativo de resultados entre o Algoritmo criado na pesquisa e o Indicador de Kanitz; demonstrasse neste comparativo a superioridade do Algoritmo em detrimento à aplicação da Equação Padrão descontextualizada dos novos cenários econômicos das empresas.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.