A INFLUÊNCIA DA INSTITUIÇÃO EMPRESA, DA ANÁLISE QUANTO A VIABILIDADE E RECUPERAÇÃO JUDICIAL

  • Thales Aporta Catelli UNIVEM - Centro Universitário Eurípedes Soares da Rocha
  • Adriano de Oliveira Martins UNIVEM/Professor Mestre em Direito

Resumo

O presente trabalho tem por objeto o estudo da empresa como instituição, do surgimento do comércio à formação das teorias da empresa, com intuito de elaborar raciocínio lógico acerca da constituição histórica das organizações empresariais. Após, de se analisar a evolução quanto ao direito de empresa no Brasil e, por seguinte, quanto aos direitos da empresa em crise. Em posterior análise, busca-se mensurar a interferência e influência da instituição empresarial aos diversos meios ao qual se encontra, relacionada direta e indiretamente, de forma a destacar a função social da empresa com intuito de fundamentar a necessidade de um procedimento efetivo e capaz de manter em funcionamento pleno uma organização que tenha potencial de influir positivamente no crescimento coletivo-social (função social). Por derradeiro, far-se-á a conclusão de forma a raciocinar de forma lógica quanto a atuação do Estado junto as perspectivas apresentadas, bem como as necessidades de abdicação de determinadas formas normatizadas, prisma este a ser figurado tanto ao Estado quanto aos indivíduos e organizações terceiras que possuem vínculo com a empresa, em detrimento do bem social (comum), vendo-se a recuperação judicial como instrumento eficaz a este objetivo.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Discente no curso de Direito - 7º Termo - Centro Universitário Eurípedes Soares da Rocha - UNIVEM. Estagiário de Direito. Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1208681425791413 . 

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre Docente titular do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM - Graduação em Direito.

Publicado
2018-08-28
Como Citar
CATELLI, Thales Aporta; MARTINS, Adriano de Oliveira. A INFLUÊNCIA DA INSTITUIÇÃO EMPRESA, DA ANÁLISE QUANTO A VIABILIDADE E RECUPERAÇÃO JUDICIAL. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 11, n. 01, p. 190 - 213, aug. 2018. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2612>. Acesso em: 28 mar. 2024.