A PROFISSÃO CONTÁBIL NO EXERCÍCIO DA CONDUTA ÉTICA EMPRESARIAL: OS AGRAVOS DO DESCUMPRIMENTO DAS NORMAS E LEIS VIGENTES
Resumo
Ética, na essência do que traduz a palavra é a ideia de compromisso dentro de um contexto que define a interação social de direitos e deveres. Para todos os profissionais o conceito de comprometimento ético respalda eficiência e satisfação profissional e fundamenta sua legitimidade perante a sociedade. O desconhecimento do Código de Ética gera atitudes que dão origem ao descrédito e estimulam a desvalorização da profissão, assim é imprescindível que o profissional contábil se supere constantemente, mediante atualização de seus conhecimentos e o domínio das técnicas cada vez mais modernas, pois as informações divulgadas diante da empresa e/ou sociedade são de suma importância vir junto a ele sua postura ética, que deve estar atrelado ao Código de Ética do Profissional Contábil. O contabilista além de focar perante as naturezas técnicas para desenvolver seu trabalho, deve seguir as regras de procedimento e comportamento estabelecidos no Código de Ética do Profissional Contábil. Perante controvérsias de atos contrários aos procedimentos do conselho, o profissional estará sujeito à fiscalização que tem como objetivo, primordialmente, valorizar a imagem da profissão, como também a proteção ao usuário da contabilidade. Diante do exposto o objetivo do estudo é apresentar a importância da conduta ética no exercício da profissão contábil e os reflexos do descumprimento de normas e regras. A metodologia é exploratória, descritiva e analítica, por meio de pesquisa aplicada junto ao Portal da Transparência do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SP), na extração e exposição de dados estatísticos obtidos pela fiscalização. Os números apontam a incidência de infrações que resultam de comportamentos e atitudes de infratores que burlam as leis e pagam alto preço tanto de ordem moral quanto financeiro.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.