APLICAÇÃO DE MACHINE LEARNING NA PREDIÇÃO DA RESISTÊNCIA DO CIMENTO
Resumo
As empresas atuantes na indústria cimenteira no Brasil têm despendido expressivos valores monetários em ressarcimentos a clientes insatisfeitos com a qualidade do cimento adquirido. Uma possível não conformidade que este cimento pode apresentar é a baixa resistência à compressão, uma característica avaliada em ensaio mecânico após um intervalo de 28 dias, posterior à sua produção - tempo em que se assume que o material apresenta resistência próxima à definitiva. Entretanto, ao passo em que é realizada a análise de uma pequena amostra referente a determinado lote, o mesmo já foi distribuído ao consumidor final, que, por vezes, o utiliza antes mesmo que tenha sido atestada sua qualidade. Utilizando-se do método de análise de dados denominado machine learning, o presente estudo de caso avalia a aplicação do algoritmo Support Vector Regression (SVR) para a criação de um modelo preditivo para os resultados do teste de resistência à compressão aos 28 dias (R28) do cimento tipo CPII, produzido pela empresa Votorantim Cimentos, como forma de identificar com antecedência possíveis desvios de qualidade e por tabela evitar prejuízos financeiros e impacto negativos na credibilidade da marca em decorrência da venda de produtos fora dos padrões estabelecidos pelos órgãos regulamentadores do setor no Brasil.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.