MÉTODO APAC
POTENCIAL RESSOCIALIZAÇÃO EM SEDE DE EXECUÇÃO PENAL
Resumo
A metodologia abordada no presente artigo cientifico, é a dedutiva, conhecido também por método hipotético-dedutivo, com emprego dos procedimentos metodológicos de revisão doutrinária e legislativa e tem por objetivo a apresentação de uma análise de informações que nos leva a uma conclusão acerca de um determinado assunto. A presente pesquisa, tem como finalidade, esclarecer a utilização da APAC como potencial método de ressocialização em sede de execução penal, abordando seu nascimento, evidenciando os problemas enfrentados pelos encarcerados no sistema brasileiro, apresentando ainda a efetividade da aplicação do método. A metodologia de estudos se inicia com a abordagem da Lei de Execução Penal e seus princípios norteadores na pena do sentenciado, explicando os desafios enfrentados pelos condenados no processo de cumprimento de pena, e a importância da ressocialização desses indivíduos no convívio social. Logo após, é demonstrado o surgimento do método e as circunstâncias que resultaram em seu nascimento, desenvolvimento e aplicação até os dias atuais. O estudo se baseia em artigos científicos, legislação e bibliografias. Resulta-se do presente artigo as vantagens da aplicação do método APAC no sistema carcerário brasileiro, tendo em vista o impulsionamento no processo de ressocialização dos condenados que se sentem abrigados pelos familiares e voluntários do projeto de ressocialização. Por fim, conclui-se do presente artigo a necessidade de aplicação e garantia dos direitos humanos na vida dos sentenciados que se sentem à mercê da sorte em todo o cumprimento de suas penas.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.