A IMPORTÂNCIA DA COMPUTAÇÃO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Resumo
O presente artigo busca a investigação acerca de casos, durante a Segunda Guerra Mundial, em que decorreu-se o uso da computação a fim de elucidar-se o modo pelo qual esse artifício influenciou o desenrolar do conflito. Exemplificando-se as análises, têm-se: a máquina de codificação alemã Enigma e a quebra de sua criptografia por Alan Turing e a equipe de Bletchley Park; o uso do computador ENIAC durante o Projeto Manhattan, sugerido por John von Neumann; a utilização do computador Harvard Mark I pela marinha dos Estados Unidos da América para a realização de cálculos de trajetórias balísticas e pesquisas; e o uso do computador Z3, criado na Alemanha durante o conflito pelo engenheiro Konrad Zuse, na melhoria de projetos de aviões. Objetifica-se, portanto, demonstrar-se a importância e o impacto dos computadores na Segunda Guerra Mundial, bem como as consequências decorridas.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.