A IMPORTÂNCIA DA COMPUTAÇÃO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

  • Willian Scaquett
  • Célia de Oliveira de Santana

Resumo

O presente artigo busca a investigação acerca de casos, durante a Segunda Guerra Mundial, em que decorreu-se o uso da computação a fim de elucidar-se o modo pelo qual esse artifício influenciou o desenrolar do conflito. Exemplificando-se as análises, têm-se: a máquina de codificação alemã Enigma e a quebra de sua criptografia por Alan Turing e a equipe de Bletchley Park; o uso do computador ENIAC durante o Projeto Manhattan, sugerido por John von Neumann; a utilização do computador Harvard Mark I pela marinha dos Estados Unidos da América para a realização de cálculos de trajetórias balísticas e pesquisas; e o uso do computador Z3, criado na Alemanha durante o conflito pelo engenheiro Konrad Zuse, na melhoria de projetos de aviões. Objetifica-se, portanto, demonstrar-se a importância e o impacto dos computadores na Segunda Guerra Mundial, bem como as consequências decorridas.

Biografia do Autor

Willian Scaquett

Estudante do Curso de Sistema de Informação do UNIVEM – Centro Universitário Eurípedes de Marília.

Célia de Oliveira de Santana

Doutora e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC. MBA pela Universidade de São Paulo - USP. Pós-MBA pela FIA. Professor de cursos de graduação do UNIVEM – Centro Universitário Eurípedes de Marília. Professor em cursos de pós-graduação. Coordenadora do NAPEx- Núcleo de Apoio à Pesquisa E Extensão e CPA – Comissão Própria de Avaliação. Consultora na área de Gestão de Pessoas.

Publicado
2024-11-18
Como Citar
SCAQUETT, Willian; SANTANA, Célia de Oliveira de. A IMPORTÂNCIA DA COMPUTAÇÃO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 238-251, nov. 2024. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/3706>. Acesso em: 27 nov. 2024.