A ERA DOS DADOS: COMO A CIÊNCIA E ANÁLISE DE DADOS INFLUI NAS DECISÕES DE PRODUÇÃO NA INDÚSTRIA 4.0.
Resumo
A geração e armazenamento de dados cresce rapidamente e por vezes de forma caótica. Por isso, a análise de dados tem se tornado cada vez mais essencial para empresas dos mais variados portes e segmentos. Isso se deve à necessidade constante e premente que estas têm de desbloquear informações e conhecimentos fundamentais contidos nos dados, para orientar a tomada de decisão de gestores na busca pelo aprimoramento de produtos e negócios. E, no contexto da indústria 4.0, os dados têm sido tratados como o ativo mais valioso e importante de qualquer empresa. Neste contexto, o objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar, compreender e descrever como os dados e principalmente a análise de dados influenciam as decisões de produção no contexto desta nova indústria e, desta forma, promover uma reflexão sobre as contribuições necessárias do profissional de engenharia da produção no contexto da otimização da indústria nacional. Para tanto, a metodologia baseou se em uma pesquisa bibliográfica básica de caráter exploratório/descritivo e abordagem qualitativa, que incluiu 18 publicações científicas. Conclui-se que empresários, gestores e demais profissionais envolvidos, devem estar, cada vez mais conscientes da importância de se utilizar a análise de dados como ferramenta para otimizar o desempenho produtivo/operacional e a competitividade, por meio de tomadas de decisão gerenciais e produtivas, guiadas por Dados.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.