FORMAS DE INSER??O PRODUTIVA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE ALIMENTOS DA REGI?O DE MARÍLIA
Resumo
Na atualidade, as micro e pequenas empresas são um dos pilares de sustentação da economia brasileira. Na região de Marília/SP há uma concentração de micro e pequenas empresas no ramo alimentício e, por isso, decidiu-se verificar se há relações entre elas que caracterizam um cluster ou APL (Arranjos Produtivos Locais) e quais seriam os benefícios vindos desse tipo de cooperação. Observa-se que a inserção em arranjos cooperativos contribui para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas, a medida que possibilita o desenvolvimento de habilidades humanas e estruturais que seriam de difícil alcance caso essas empresas atuassem isoladamente, especialmente para a indústria de alimentos. A fim de atender o objetivo proposto, o procedimento metodológico utilizado foi o levantamento de dados secundários, por meio de revisão de literatura e o levantamento de dados primários, por meio de uma pesquisa realizada em uma empresa alimentícia do município. Enfim, como foi realizada pesquisa de campo em apenas uma empresa alimentícia, não é possível contextualizar, de forma generalizada, se (ou de que forma) as empresas alimentícias da região de Marília/SP têm se inserido em arranjos cooperativos. No entanto, pelo estudo de caso, foi possível observar que a micro empresa obteve vantagens e melhorias internas que seriam dificilmente obtidas caso atuasse isoladamente.Palavras-chave: Micro e Pequena Empresa. Arranjo Cooperativo. Indústria de Alimentos
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.