A APARENTE COLISÃ?O DO DIREITO Ã? LIBERDADE E O DIREITO Ã? VIDA EM FACE DA RECUSA AO TRATAMENTO DE TRANSFUSÃ?O DE SANGUE
Resumo
O presente trabalho objetiva explicitar a aparente colisão do direito à liberdade e do direito à vida, com da recusa ao tratamento de Transfusão de sangue pelas Testemunhas de Jeová. Devido ao dilema social, a maioria das pessoas entende que, por defender um tratamento especÃfico, as Testemunhas de Jeová estabelecem uma escolha entre a fé e a vida. Fundamenta-se esse entendimento por vivermos num Estado Democrático de Direito ? um Estado laico ? que ampara e respeita as inúmeras discrepâncias entre as crenças e seu exercÃcio; a saber: a Constituição Federal do Brasil, defensora da proteção da consciência religiosa, em um de seus artigos pétreos ? Artigo 5º, inciso IV, ampara bem como sustenta, entre outras garantias, a vida ? art. 6º. Por elencarem-se as diversas fases da evolução do Direito, analisam-se paulatinamente as transformações das leis, normas e princÃpios embasadores desses direitos, chegando ao Regime JurÃdico estabelecido atualmente. Contudo, constata-se juridicamente que esses dois direitos não se colidem e, tão pouco, se contradizem.Assim, o presente estudo procura esclarecer todos os aspectos envolvidos, já na forma especÃfica de tratamento, já pela norma jurÃdica, visando a buscar uma possÃvel compreensão e pacificação social.
Palavras-chave: Colisão, direito à vida, direto à liberdade, princÃpios
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário EurÃpides de MarÃlia (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o perÃodo de proteção legal da OBRA.
Ainda,
Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capÃtulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.