EDUCAÃ?Ã?O INCLUSIVA: UTOPIA OU REALIDADE
Resumo
ResumoNeste trabalho abordamos a Inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), mais especificamente, os com SÃndrome de Down na Rede Pública de Ensino no municÃpio de Marilia/SP. O objetivo foi investigar as relações entre adultos, parceiros e este contingente, e descobrir se a Inclusão tem ocorrido. O trabalho de campo constituiu de observações, utilização de questionários contendo questões adaptadas ao contexto de cada Instituição visitada e de entrevistas com os responsáveis. Concluiu-se que a Inclusão efetiva ainda não ocorrera, mas que inúmeros passos já foram dados para que ela ocorra interinamente.
Palavras-Chaves: Inclusão. SÃndrome de Down. Rede Pública de MarÃlia.
Abstract
In this paper we approach the Inclusion of Bearers of Special Necessity, especially those who have Down Syndrome in Regular Net Education in the city of MarÃlia in the state of Sao Paulo. The objective was to investigate the relations between the adults and partners and everybody involved in the process of inclusion, and also to discover if the inclusion has happened. The practical Research was done through class observations, visiting institutions, questionnaires with questions adapted to the context of each institution which was visited and interviews with the people who were responsible for the places. It was concluded that the effective inclusion has not happened yet, but many steps are being taken so that it can occur completely.
Keywords: Inclusion. Down Syndrome. Regular Net Education in the city of MarÃlia
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário EurÃpides de MarÃlia (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o perÃodo de proteção legal da OBRA.
Ainda,
Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capÃtulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.