A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM PEQUENAS EMPRESAS – UM ESTUDO DE CASO
Resumo
A globalização, o avanço da tecnologia e a informação em abundância tornou o cliente mais exigente e consciente em seu consumo, forçando as empresas a adotarem novas estratégias para manterem-se ativas no mercado. Pois, poucas organizações conseguem se destacar diante de um cenário de competitividade cada vez maior. Neste sentido, este artigo tem o propósito de apresentar a importância do atendimento ao cliente e o impacto da perda deste cliente para a organização. Pois, apesar das empresas se preocuparem em conquistar clientes, algumas se esquecem da importância de manter um relacionamento duradouro que busque pela sua fidelização. E para contribuir neste processo um bom atendimento é fundamental, pois é através dele que o cliente avaliará a organização. Além disso, se o cliente estiver desencantado com a empresa é preciso saber resgatá-lo no momento certo, capacitar os funcionários, principalmente aqueles que têm contato direto com os clientes. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso de uma microempresa da cidade de Marília/SP que atua no segmento de produtos de limpeza para identificar o motivo da perda de clientes no ano de 2016. Após a análise dos dados foi possível perceber que 40% dos clientes abandonaram a organização por terem encontrado vantagem nos concorrentes e 50% não tiveram suas reclamações atendidas, detectando esses pontos a empresa começou a priorizar a forma de atendimento da empresa.
Palavras-chave
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.