AS ORGANIZAÇÕES E A SOCIEDADE: A RELAÇÃO ENTRE A GOVERNANÇA CORPORATIVA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Resumo
Com as mudanças ocorrendo no mundo e com a crescente globalização, o papel que as organizações possuem frente à sociedade está se modificando. A participação de empresas privadas faz-se necessária, para ajudar a promover um ambiente de trabalho mais saudável e também contribuir com a formação de cidadãos mais conscientes. A governança corporativa atua no sentido de auxiliar os departamentos de uma empresa a serem transparentes em relação aos seus negócios e a responsabilidade social surge para potencializar o desenvolvimento sustentável da organização. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo verificar como as empresas exercem a governança corporativa e a responsabilidade social, levando em consideração as dificuldades e benefícios de tais práticas. A metodologia utilizada é exploratória, descritiva e analítica por meio de levantamento literário em material impresso e online, além de pesquisas realizadas nos sites das empresas Nestlé, Itaú e Natura. Os resultados apontam que as organizações que adotam a governança corporativa e que praticam a responsabilidade social são mais estruturadas, possuem maior transparência frente aos seus stakeholders, e maior valorização no mercado financeiro, gerando benefícios à empresa e à sociedade.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.