A ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS E O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM EMPRESA DE TECNOLOGIA DA CIDADE DE MARÍLIA-SP.
Resumo
RESUMO: Considerando os problemas gerados pela rotatividade de funcionários nas organizações empresariais, essa pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: Quais são os indicadores da rotatividade em uma empresa de tecnologia da cidade de Marília-SP? Quais são os fatores que contribuem para a desmotivação dos funcionários e o desligamento da empresa? O objetivo geral foi, portanto, investigar as consequências da rotatividade de funcionários em uma empresa do ramo tecnológico da cidade de Marília-SP e apresentar possíveis soluções para os problemas verificados. O estudo foi realizado por meio da pesquisa exploratória-descritiva. Utilizou-se, também, como pesquisas meios, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o estudo de caso em uma empresa de característica terciária (vendas e serviços), isto é, uma empresa de tecnologia do setor de fotocópia (impressoras e fotocopiadoras) da cidade de Marília-SP. Como abordagem, foi aplicado questionário fechado aos funcionários da empresa de tecnologia. Para análise e interpretação dados utilizou-se a técnica de estatística descritiva por meio da média e do coeficiente de variação. Concluiu-se, após análise dos dados coletados, que a extrema baixa taxa de rotatividade pode ser negativa a longo prazo e, portanto, algumas medidas para o crescimento dessa taxa são importantes, pois há necessidade revitalização da empresa por meio das inovações que novos funcionários podem trazer ao processo produtivo.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.