AS INTERFERÊNCIAS DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: contribuições da Gestão Empresarial para a prática profissional do Gestor Educacional.
Resumo
Este estudo foi estruturado em torno das seguintes questões: a cultura organizacional é importante para manter os alunos estimulados nas escolas? As teorias da administração de empresa sobre cultura organizacional podem contribuir na gestão escolar? Objetivouse analisar de que maneira a cultura organizacional influência no processo ensinoaprendizagem, colaborando para a prática profissional do gestor escolar. Entende-se que é possível reduzir a evasão escolar e o analfabetismo funcional por meio de mudanças na cultura organizacional de uma escola. Dessa forma, este trabalho se justifica por colaborar na compreensão da influência das relações sociais e da cultura organizacional no processo ensino-aprendizagem, para diagnósticos e soluções de alguns problemas educacionais, por contribuir na prática profissional do gestor educacional. O trabalho se desenvolveu alicerçado na pesquisa exploratória-descritiva para uma maior familiaridade com o problema e descrição das características do fenômeno estudado. Como pesquisas meios, utilizou-se do estudo bibliográfico para a construção do quadro teórico e do estudo de caso em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental da cidade de Garça-SP. Fez-se uso da pesquisa quantitativa com aplicação de questionário aos alunos matriculados em duas turmas de oitavo ano. O trabalho empírico foi realizado por meio da técnica de análise estatística, com questões na escala de Likert. Verificou-se que a escola analisada precisa melhorar a relação professor e aluno que aparentemente está desgastada, pois os conflitos são solucionados por meio da dominação, não existe uma gestão participativa e os gestores não conhecem as diversidades dos sujeitos sociais presentes no cotidiano da escola. Concluiu-se que a cultura organizacional é importante para manter os alunos estimulados nas escolas e que as teorias da administração de empresa podem contribuir nas práticas cotidianas de um gestor escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Cultura Organizacional. Interferências. Gestão Escolar.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.