PERFIL DE PROFESSORES PARA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES REPRESENTAÇÕES DISCENTES
Resumo
“Cada um tem seu gosto”! “Gosto não se discute”. Será? Estas frases são ouvidas muitas vezes quando as pessoas discutem preferências, independentemente do que estejam discutindo. Com relação aos bons professores também não é muito diferente, seja para os professores, para os pais ou para os alunos etc., cada um tem seu gosto. São muitas e diversificadas as expectativas relacionadas ao professor, seja qual for o nível em que ele atua. A complexidade dos papeis dificulta o entendimento do que seria, de fato, o professor ideal. Este é o tema dessa pesquisa que tem por objetivo a captação de ideias, de informações, de representações discentes que ajudem a descrever o perfil do bom professor, daquele que melhor atende as expectativas do estudante do Ensino Superior. Em outras palavras, tem por objetivo identificar e analisar o que o estudante idealiza por bom professor, por professor ideal e daí, construir conhecimentos que possam orientar ações pedagógicas relacionadas à formação e atuação dos professores. A pesquisa é bibliográfica e de levantamento, descritiva, foi realizada com a identificação, seleção e análise de textos relacionados ao tema e de um formulário onde os estudantes puderam apontar suas concepções a respeito do que seria o professor ideal. O estudo permite afirmar que, da mesma forma que as pessoas se referem a uma série de outras coisas, quando fazem referencia ao bom professor para a formação de administradores, cada um também tem seu gosto, embora os alunos gostem mais daqueles que dominam o conteúdo da disciplina ministrada e os que sabem ensinar. Estes são os que agradam mais. Como se diz, gosto é gosto, o que fazer?
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.