A INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO AMBIENTE PROFISSIONAL

  • Tamara Ariádni da Silva Fatec Garça
  • Luana Maia Woida Fatec Garça

Resumo

A cultura organizacional assim como a cultura no contexto geral, tem um papel muito importante dentro das organizações, pois busca estabelecer maneiras, métodos de como se portar em diferentes ocasiões dentro da empresa e de como os funcionários devem desempenhar suas funções, funcionando desse modo como uma subcultura da cultura geral. Por sua vez, o desempenho é um produto do contexto ao qual o indivíduo está submetido, uma vez que influencia no desenvolvimento de determinadas capacidades e habilidades de uma pessoa. O objetivo desse trabalho foi identificar quais os elementos da cultura organizacional que influenciam no desempenho dos funcionários. Tendo como justificativa para a realização dessa pesquisa o fato de ser alicerce para compreender e identificar os elementos que interferem no desenvolvimento e perpetuação dos padrões de desempenho dos funcionários. Para a realização do presente trabalho utilizou-se da pesquisa exploratória, com aplicação de questionário fechado estruturado de acordo com a Escala de Likert, com a análise pautada em Ranking Médio. Concluiu-se que os principais elementos que influenciam no desempenho são a comunicação, linguagem, valores, ritos, rituais e cerimônias, elementos materiais e estruturais, crenças, ideologias e hábitos. A comunicação se destaca como um processo presente e facilitador do fluxo de informação, demonstrando ausência de barreiras com relação à comunicação verticalizada. Os rituais e cerimônias são elementos usados no processo de aprendizagem e uma maneira de integrar o indivíduo à organização facilitando compreender a relevância de seu papel nesse contexto.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Tecnologia em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de Garça (2018). Possui curso Técnico em Informática pela Escola Técnica Monsenhor Antônio Magliano (2015). Tem experiência na área de Administração, com atuação principalmente nos seguintes temas: mulher, diversidade, elementos, cultura organizacional e organizações.

 

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-doutora em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid (Espanha). Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora na Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Unesp/Marília). Pesquisadora em cultura informacional, cultura organizacional, comportamento organizacional, inteligência competitiva, gestão da informação, gestão do conhecimento e ciência da informação.

 

Publicado
2019-11-27
Como Citar
SILVA, Tamara Ariádni da; WOIDA, Luana Maia. A INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO AMBIENTE PROFISSIONAL. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 12, n. 01, p. 63 - 78, nov. 2019. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2817>. Acesso em: 25 apr. 2024.