A INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO AMBIENTE PROFISSIONAL
Resumo
A cultura organizacional assim como a cultura no contexto geral, tem um papel muito importante dentro das organizações, pois busca estabelecer maneiras, métodos de como se portar em diferentes ocasiões dentro da empresa e de como os funcionários devem desempenhar suas funções, funcionando desse modo como uma subcultura da cultura geral. Por sua vez, o desempenho é um produto do contexto ao qual o indivíduo está submetido, uma vez que influencia no desenvolvimento de determinadas capacidades e habilidades de uma pessoa. O objetivo desse trabalho foi identificar quais os elementos da cultura organizacional que influenciam no desempenho dos funcionários. Tendo como justificativa para a realização dessa pesquisa o fato de ser alicerce para compreender e identificar os elementos que interferem no desenvolvimento e perpetuação dos padrões de desempenho dos funcionários. Para a realização do presente trabalho utilizou-se da pesquisa exploratória, com aplicação de questionário fechado estruturado de acordo com a Escala de Likert, com a análise pautada em Ranking Médio. Concluiu-se que os principais elementos que influenciam no desempenho são a comunicação, linguagem, valores, ritos, rituais e cerimônias, elementos materiais e estruturais, crenças, ideologias e hábitos. A comunicação se destaca como um processo presente e facilitador do fluxo de informação, demonstrando ausência de barreiras com relação à comunicação verticalizada. Os rituais e cerimônias são elementos usados no processo de aprendizagem e uma maneira de integrar o indivíduo à organização facilitando compreender a relevância de seu papel nesse contexto.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.