DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE PARA USO DAS TDIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

  • Francisco Nunes Pessoa Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Resumo

As últimas décadas do século XX foram marcadas por avanços nas áreas da eletrônica, ótica e redes, possibilitando, dessa forma, o surgimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Estas estão presentes em todas as atividades humanas, inclusive perpassam as escolas, alterando todas as relações já estabelecidas de ensino-aprendizagem. Diante desse cenário, o presente artigo tem como objetivo de estudo analisar, por meio de pesquisa qualitativa com delineamento bibliográfico, a formação dos professores na atualidade para a utilização das TDIC em sala de aula, visto seu enorme potencial educativo. Constata-se, por fim, a marginalização de conteúdos relacionados ao uso das TDIC, ofertados pelas instituições formadoras de professores, refletindo, diretamente, no desempenho docente nas escolas.


Palavras chave: Formação inicial; Professores; TDIC;

Publicado
2020-09-10
Como Citar
PESSOA, Francisco Nunes. DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE PARA USO DAS TDIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 13, n. 01, p. 31-47, sep. 2020. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2996>. Acesso em: 30 nov. 2020.