MENTES PERIGOSAS: A PSICOPATA MORA AO LADO, DE ANA BEATRIZ BARBOSA - UMA REFLEXÃO SOBRE PSICOPATIA, DIREITO PENAL E DIREITO FUNDAMENTAL.

  • Karina Rodrigues Silva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar o conceito de psicopatia analisado a partir da abordagem feita no livro Mentes Perigosas (2014) de Ana Beatriz Silva.  Além disso, discutir a relação entre psicopatia e Direito Penal e a problemática de se diagnosticar e de se estabelecer uma punição mais adequada para as pessoas que apresentam este transtorno psicológico. No livro, à luz da medicina, a autora nos mostra como os psicopatas têm o poder de convencer e agir na vida de suas vítimas, causando muito sofrimento às pessoas com as quais eles convivem e, às vezes, cometendo assassinatos. Na conclusão, arriscamos a hipótese de penas diferenciadas, pois, como defendido no livro, não há cura para um psicopata e quando ele cumpre pena com presos “normais”, pode contaminá-los com a sua maldade. O método de abordagem utilizado, neste artigo, foi do tipo documental, analisando a questão a partir do livro mencionado, da legislação e da jurisprudência.

Publicado
2019-11-16
Como Citar
SILVA, Karina Rodrigues. MENTES PERIGOSAS: A PSICOPATA MORA AO LADO, DE ANA BEATRIZ BARBOSA - UMA REFLEXÃO SOBRE PSICOPATIA, DIREITO PENAL E DIREITO FUNDAMENTAL.. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 12, n. 01, p. 189 - 206, nov. 2019. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/3120>. Acesso em: 24 apr. 2024.