Acolhimento, vínculo e suas potencialidades: uma experiência transformadora.

  • Cintia Barcellos Vanzela Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho"
  • Guilherme Correa Barbosa Departamento de Enfermagem - Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".
  • Cintia Aparecida de Oliveira Nogueira Centro de Saúde Escola - Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho"

Resumo

Na prática da Atenção Primária à saúde, dispositivo do Sistema Único de Saúde, é frequente que usuários busquem acolhimento, porém, nota-se que essa prática, universal a todos os profissionais, tem sido delegada às equipes de saúde mental, assim, o presente estudo visou relatar uma experiência que apresenta característica comum a muitos outros: usuária com frequente busca por uma unidade de saúde, em um município no interior de São Paulo, estigmatizada pela equipe como poliqueixosa. Tivemos como objetivo fortalecer a discussão sobre a clínica ampliada, com referência no trabalho em rede e no território. Foi discutido o processo de acolhimento e vinculação que os residentes de um programa de residência multiprofissional em saúde mental de uma Universidade Pública do interior do Estado de São Paulo estabeleceram com a mesma e com seus familiares, através de atendimentos, discussões em equipe e trabalho intersetorial, mostrando que esse trabalho de ampliação da clínica é possível e que o cuidado no território demanda, em determinados casos, trabalho interdisciplinar, além de pedir afeto por parte dos profissionais

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Residente no Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde Mnetal da Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho".

##submission.authorWithAffiliation##

docente no Departamento de Enfermagem - Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

##submission.authorWithAffiliation##

Psic´óloga no Centro de Saúde Escola - Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho"

Publicado
2022-04-27
Como Citar
VANZELA, Cintia Barcellos; BARBOSA, Guilherme Correa; NOGUEIRA, Cintia Aparecida de Oliveira. Acolhimento, vínculo e suas potencialidades: uma experiência transformadora.. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 19 - 33, apr. 2022. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/3290>. Acesso em: 27 apr. 2024.