A FACE DIGITAL DA DEMOCRACIA DELIBERATIVA
FAKE NEWS, CIDADANIA E IMPACTOS INSTITUCIONAIS
Resumo
O presente artigo analisou o instituto da democracia a partir da participação eleitoral do cidadão e a decisão da maioria. Ocorre que com o advento das novas tecnologias e a difusão da informação por meio de plataformas digitais, a discussão democrática extrapolou o exercício do voto, o que é benesse para toda a sociedade civil, pois possibilita uma ampliação do exercício da cidadania. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre a aproximação do povo do debate político e do espaço público, por meio das novas tecnologias, e as consequências diante das instituições democráticas, a liberdade de expressão e o exercício da cidadania. Nesse sentido, foi utilizado uma abordagem qualitativa, tendo em vista que isto porque, foi analisado questões teóricas inerentes ao instituto da democracia. Ademais, é classificada pelo método hipotético-dedutivo, haja vista o presente trabalho encontra uma possível solução para a problemática outrora apresentada. Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa é classificada como documental e bibliográfica. Por fim intenta-se que, analisado o contexto fático-teórico, democracia e novas tecnologias, conjugados, possam contribuir de maneira mais efetiva para a o exercício da cidadania.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.