ANÁLISE DO ENCURTAMENTO DA MUSCULATURA ISQUIOTIBIAL EM ADOLESCENTES DE 14 A 18 ANOS
Resumo
O encurtamento dos isquiotibiais pode ser ocasionado por alterações posturais adquiridas diariamente, como a permanência na posição sentada por tempo prolongado e o sedentarismo, por tanto o objetivo é verificar a incidência de encurtamento da musculatura isquiotibiais em adolescentes entre 14 a 18 anos. Trata-se de um estudo transversal, com um total de 44 participantes. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Adalgisa C. de Campos na cidade de Palmital, São Paulo, no período matutino em horário escolar. Os instrumentos de pesquisa consistiram em um questionário elaborado pelos autores, goniometria e banco de wells. Estatisticamente não houve diferença entre o sexo masculino e feminino em relação aos valores do banco de Wells e goniometria do membro inferior esquerdo, porém, na goniometria do membro inferior direito houve significância estatística entre os grupos, sendo que o sexo masculino apresentou amplitude maior que o sexo feminino. Entretanto, para identificar se estas variáveis citadas acima apresentavam alguma relação com a prática de atividades físicas e altura, foi constatado, através do teste de Spearman, que não houve nenhuma correlação. Foi identificado o encurtamento na musculatura isquiotibial em ambos os sexos, através da goniometria, porém o sexo feminino apresentou maior encurtamento que o sexo masculino, enquanto que, através do banco de Wells, a flexibilidade de ambos os sexos se apresentaram dentro da classificação média.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.