AS ELEIÇÕES NO BRASIL: O BRASIL DEMOCRÁTICO E AS ELEIÇÕES. CRÍTICAS AOS SISTEMAS E UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS ELEIÇÕES PARA OS VICE - (PRESIDENTES DA REPÚBLICA, GOVERNADORES E PREFEITOS) E DAS ELEIÇÕES DE SEGUNDOS TURNOS.

  • Durval Wilson Bizarro Centro Universitário Eurípedes de Marília.

Resumo

O presente artigo, que tem como referência à disciplina Direito Constitucional, tendo como primeiro tema, a ilegitimidade das eleições para os cargos de vices-(presidentes da república, governadores e prefeitos), ou seja, para cargos dos poderes executivos, considerando que desde 1964 até o presente não foram eleitos diretamente pelos votos diretos do povo brasileiro; e ainda no segundo tema, a inutilidade das eleições para os segundos turnos para presidentes da república, governadores e prefeitos. Com isso, o objetivo deste artigo, considerando dados colhidos, através de bibliografias de vários autores, principalmente pelo sistema virtual, formular críticas, considerando o tempo decorrido de 33 anos desde a última Constituição aprovada em 1988, que implantou tal procedimento-(segundos turnos) e a modernidade da sociedade atual, onde estão presentes novos valores e novas realidades, essas transformações que culminam nas determinações jurídicas e sociais a serem implantadas, pelo Poder Legislativo.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Aluno Curso de Direito,  do Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM),

Publicado
2025-12-10
Como Citar
BIZARRO, Durval Wilson. AS ELEIÇÕES NO BRASIL: O BRASIL DEMOCRÁTICO E AS ELEIÇÕES. CRÍTICAS AOS SISTEMAS E UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS ELEIÇÕES PARA OS VICE - (PRESIDENTES DA REPÚBLICA, GOVERNADORES E PREFEITOS) E DAS ELEIÇÕES DE SEGUNDOS TURNOS.. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 74-102, dec. 2025. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/3764>. Acesso em: 13 dec. 2025.