A RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA DOS SÓCIOS E ADMINISTRADORES DE SOCIEDADES LIMITADAS
Resumo
O presente trabalho tem o condão de avaliar se a forma pela qual o art. 134, III e VII, e art. 135, I e III, ambos do Código Tributário Nacional, ao serem aplicados para responsabilizar os sócios e administradores das sociedades limitadas, respeitam as regras de limitação de responsabilidade típicas desse tipo societário. O elemento que norteia a discussão é a falta de consenso jurisprudencial e doutrinário acerca da natureza e do âmbito de incidência dos referidos dispositivos e a necessidade de se aplicar, ou não, o incidente da desconsideração da personalidade jurídica para responsabilizar os sócios e administradores pelos débitos fiscais da sociedade. A metodologia utilizada consiste no levantamento de dados jurisprudenciais, à luz da bibliografia pertinente sobre o tema, adotando-se o método hipotético-dedutivo. As conclusões apontam para um cenário de insegurança jurídica, à medida em que não é possível delimitar adequadamente o risco que decorre da atividade dos sócios e administradores das sociedades limitadas, quanto ao adimplemento de débitos fiscais.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.