A RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA DOS SÓCIOS E ADMINISTRADORES DE SOCIEDADES LIMITADAS

  • Antônio Carlos Henriques Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Fernanda Valle Versiani Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

O presente trabalho tem o condão de avaliar se a forma pela qual o art. 134, III e VII, e art. 135, I e III, ambos do Código Tributário Nacional, ao serem aplicados para responsabilizar os sócios e administradores das sociedades limitadas, respeitam as regras de limitação de responsabilidade típicas desse tipo societário. O elemento que norteia a discussão é a falta de consenso jurisprudencial e doutrinário acerca da natureza e do âmbito de incidência dos referidos dispositivos e a necessidade de se aplicar, ou não, o incidente da desconsideração da personalidade jurídica para responsabilizar os sócios e administradores pelos débitos fiscais da sociedade. A metodologia utilizada consiste no levantamento de dados jurisprudenciais, à luz da bibliografia pertinente sobre o tema, adotando-se o método hipotético-dedutivo. As conclusões apontam para um cenário de insegurança jurídica, à medida em que não é possível delimitar adequadamente o risco que decorre da atividade dos sócios e administradores das sociedades limitadas, quanto ao adimplemento de débitos fiscais.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil (2020) docente na Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado
2025-12-10
Como Citar
FERNANDES, Antônio Carlos Henriques; VERSIANI, Fernanda Valle. A RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA DOS SÓCIOS E ADMINISTRADORES DE SOCIEDADES LIMITADAS. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 103-128, dec. 2025. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/3765>. Acesso em: 13 dec. 2025.