Paróquias sustentáveis: Possibilidade de implantação da Agenda 21 Local
Resumo
RESUMOOs debates sobre a sustentabilidade do planeta, iniciados na década de 1960, alcançaram elevado grau de elaboração na Conferência Rio-92, da ONU, quando se constituiu a chamada Agenda 21, um documento de abrangência global que se desenrola na Agenda 21 Local, um plano para a construção participativa do desenvolvimento sustentável, o qual congrega justiça social, desenvolvimento econômico e equilíbrio do meio ambiente. Uma das dificuldades para se implementar uma Agenda 21 Local num município, ou em qualquer localidade, é a existência de um agente institucional que lidere todo o processo, que consiste em mobilizar a comunidade local (governo e sociedade civil), criar um espaço de discussão, elaborar o diagnóstico participativo sobre a realidade local e o plano de desenvolvimento local, implementar tal plano e, por fim, monitorar seus resultados de modo a aperfeiçoá-lo. Tendo em vista a relevante capacidade de inserção das paróquias católicas nas diversas realidades brasileiras, este artigo visa a tratar da possibilidade destas paróquias se constituírem nesse agente institucional.
PALAVRAS-CHAVE
Desenvolvimento; sustentabilidade; Agenda 21; paróquias católicas.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.