A RELAÇÃO ENTRE O USO DOS PRAZERES E A BIODINÃMICA SOCIAL DO CORPO: DIÁLOGO ENTRE M. FOUCAULT E W. REICH

  • Yasmin Aparecida Cassetari da Silva UNESP - FCL/ASSIS

Resumo

Este artigo apresenta algumas considerações referentes à pesquisa de Iniciação científica financiada pela FAPESP realizada no período de julho de 2013 a julho de 2014. Trata-se de um estudo teórico que tendo em vista a elaboração de uma análise abrangente do processo de subjetivação intrínseco ao controle e modos de realização das ações prazerosas, buscou delimitar como as diretrizes estabelecidas socialmente podem interferir na biodinâmica corporal e, por conseguinte, nas próprias relações humanas. Por meio de leituras específicas e pontuais, tais como os livros História da sexualidade II – o uso dos prazeres, de Foucault, e A função do orgasmo, de Reich, caracterizaremos e discorreremos sobre os conceitos de prazer, poder e corpo. Assim, poderemos averiguaremos as perspectivas teóricas foucaultianas e reichianas condizentes a estruturação psíquica e biológica inerentes ao processo social e as normas a ele correlacionadas.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCL-ASSIS). Possui atuação no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq) pelo Grupo de Pesquisa Semiótica, Afecção e Cuidado em Saúde- UFF e o Laboratório de Estudos Transdisciplinares dos Processos de Subjetivação Contemporâneos - UFF, com estudo sobre o pensamento de Baruch Spinoza e seus possíveis efeitos, hoje, nos campos da clínica e do direito e Semióticas, afecções e as práticas de cuidado em saúde. Atualmente é bolsista de I.C. FAPESP com estudo comparativo dos autores Michel Foucault e Wilhelm Reich acerca do uso dos prazeres como controle do corpo.
Publicado
2015-11-23
Como Citar
CASSETARI DA SILVA, Yasmin Aparecida. A RELAÇÃO ENTRE O USO DOS PRAZERES E A BIODINÃMICA SOCIAL DO CORPO: DIÁLOGO ENTRE M. FOUCAULT E W. REICH. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 122-138, nov. 2015. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/776>. Acesso em: 28 apr. 2024.

Palavras-chave

Disciplina, corpos dóceis, Unidade Funcional, Reich e Foucault.