A RELAÇÃO ENTRE O USO DOS PRAZERES E A BIODINÃMICA SOCIAL DO CORPO: DIÁLOGO ENTRE M. FOUCAULT E W. REICH
Resumo
Este artigo apresenta algumas considerações referentes à pesquisa de Iniciação científica financiada pela FAPESP realizada no período de julho de 2013 a julho de 2014. Trata-se de um estudo teórico que tendo em vista a elaboração de uma análise abrangente do processo de subjetivação intrínseco ao controle e modos de realização das ações prazerosas, buscou delimitar como as diretrizes estabelecidas socialmente podem interferir na biodinâmica corporal e, por conseguinte, nas próprias relações humanas. Por meio de leituras específicas e pontuais, tais como os livros História da sexualidade II – o uso dos prazeres, de Foucault, e A função do orgasmo, de Reich, caracterizaremos e discorreremos sobre os conceitos de prazer, poder e corpo. Assim, poderemos averiguaremos as perspectivas teóricas foucaultianas e reichianas condizentes a estruturação psíquica e biológica inerentes ao processo social e as normas a ele correlacionadas.
Palavras-chave
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.