DIMENSÃO ÉTICA E EPISTEMOLÓGICA: AS CONTRIBUIÇÕES DE ARISTÓTELES PARA A FORMAÇÃO HUMANA NA ATUALIDADE

  • Mateus de Freitas Barreiro UNESP-MARÍLIA
  • Alonso Bezerra Carvalho UNESP-MARÍLIA

Resumo

Este artigo objetiva trazer contribuições filosóficas de Aristóteles para a Educação Contemporânea. Em Ética a Nicômaco, Aristóteles destaca a importância do vínculo entre as pessoas para que, através da amizade seja possível formar um cidadão ético e participante da comunidade política com disposição de caráter para o conhecimento. Deste modo pensamos ser possível resgatar a formação ética que Aristóteles atribui à função do cidadão na pólis, através da elucidação da amizade como um meio para se relacionar com o outro, trazendo à tona uma questão atual e de complexa resolubilidade, quando se depara com as fragilidades dos elos afetivos e sociais dentro e fora da sala de aula. A formação ética não ocorre apenas pela razão e assimilação de conteúdos, mas sua efetivação pressupõe a existência de uma troca que deverá ser permeada por uma disposição emocional principalmente entre professor e aluno, condição que coloca a amizade como fundamental nessa relação para a formação ética através das virtudes morais e intelectuais. Por fim, procura-se repensar Aristóteles em consonância com autores contemporâneos para subsidiar a discussão sobre a importância de formar um sujeito para o trabalho e para a cidadania.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Mestrando na Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Pós-Graduação em Educação.
##submission.authorWithAffiliation##
Professor Adjunto da UNESP, no Departamento de Educação da Unesp/Assis e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Marília -SP
Publicado
2015-11-23
Como Citar
BARREIRO, Mateus de Freitas; CARVALHO, Alonso Bezerra; , . DIMENSÃO ÉTICA E EPISTEMOLÓGICA: AS CONTRIBUIÇÕES DE ARISTÓTELES PARA A FORMAÇÃO HUMANA NA ATUALIDADE. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 112-121, nov. 2015. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/788>. Acesso em: 28 apr. 2024.

Palavras-chave

Aristóteles, ética e educação.