DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ERP EM EMPRESA DE MÉDIO PORTE: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Para manter a competitividade no mercado as empresas buscam novos recursos, técnicas e métodos produtivos que possam melhorar sua produtividade e a qualidade de seus produtos. A evolução dos sistemas de tecnologia da informação permitiram um avanço na integração entre a produção e a gestão empresarial, com ferramentas especificas como o Enterprise Resource Planning-ERP, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Apesar de proporcionar grandes avanços na produtividade e qualidade, a implantação de um sistema ERP gera mudanças em todas as operações cotidianas das empresas, podendo apresentar problemas na prática de sua implementação. As dificuldades encontradas na implantação do sistema ERP motivaram o desenvolvimento dessa pesquisa, pois os benefícios pretendidos podem ser minimizados na praxis da implantação do sistema. O objetivo geral dessa pesquisa é identificar quais os fatores que dificultam a implantação do sistema ERP nas empresas, diagnosticar as causas envolvidas no processo e propor ações de melhoria utilizando como referencial teórico as ferramentas da engenharia de produção. A metodologia utilizada é o estudo de caso em uma empresa usuária do ERP. Essa pesquisa é relevante pois contribui para melhorar a eficiência e a eficácia do sistema ERP na empresa foco do estudo de caso, além de orientar outros trabalhos quanto as dificuldades na implantação de sistemas ERP, propondo diagnósticos elaborados com a utilização de ferramentas da engenharia de produção. A pesquisa aponta como a causa raiz do baixo desempenho do sistema ERP, a ausência do estabelecimento de uma cultura organizacional para o engajamento dos colaboradores ao novo modelo de gestão.Palavras-chave
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.