DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ERP EM EMPRESA DE MÉDIO PORTE: UM ESTUDO DE CASO

  • Edson Detregiachi Filho UNIVEM
  • Fernando de Oliveira Santos UNIVEM

Resumo

Para manter a competitividade no mercado as empresas buscam novos recursos, técnicas e métodos produtivos que possam melhorar sua produtividade e a qualidade de seus produtos. A evolução dos sistemas de tecnologia da informação permitiram um avanço na integração entre a produção e a gestão empresarial, com ferramentas especificas como o Enterprise Resource Planning-ERP, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Apesar de proporcionar grandes avanços na produtividade e qualidade, a implantação de um sistema ERP gera mudanças em todas as operações cotidianas das empresas, podendo apresentar problemas na prática de sua implementação. As dificuldades encontradas na implantação do sistema ERP motivaram o desenvolvimento dessa pesquisa, pois os benefícios pretendidos podem ser minimizados na praxis da implantação do sistema. O objetivo geral dessa pesquisa é identificar quais os fatores que dificultam a implantação do sistema ERP nas empresas, diagnosticar as causas envolvidas no processo e propor ações de melhoria utilizando como referencial teórico as ferramentas da engenharia de produção. A metodologia utilizada é o estudo de caso em uma empresa usuária do ERP. Essa pesquisa é relevante pois contribui para melhorar a eficiência e a eficácia do sistema ERP na empresa foco do estudo de caso, além de orientar outros trabalhos quanto as dificuldades na implantação de sistemas ERP, propondo diagnósticos elaborados com a utilização de ferramentas da engenharia de produção. A pesquisa aponta como a causa raiz do baixo desempenho do sistema ERP, a ausência do estabelecimento de uma cultura organizacional para o engajamento dos colaboradores ao novo modelo de gestão.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Edson Detregiachi Filho, Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, Av. Hygino Muzzi Filho – 529 Campus Universitário, fone: (14) - 2105-0800, www.univem.edu.br engedson2009@gmail.com, Professor Doutor, docente do Curso de Engenharia de Produção, Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa Produção, tecnologia e formação profissional; Docente do curso de Mecatrônica industrial da Faculdade de Tecnologia de Garça, do CEETEPS. R. Nassimen Mussi – 333, Marília-SP – 17519-570, 14 34174844.

##submission.authorWithAffiliation##
Engenheiro de Produção, egresso do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Eurípides de Marília- UNIVEM
Publicado
2015-11-23
Como Citar
DETREGIACHI FILHO, Edson; SANTOS, Fernando de Oliveira. DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ERP EM EMPRESA DE MÉDIO PORTE: UM ESTUDO DE CASO. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 26-50, nov. 2015. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/823>. Acesso em: 27 apr. 2024.

Palavras-chave

Sistema ERP; MASP; Implantação de ERP.