O DISCURSO JURÍDICO ATRAV?S DO DISCURSO PO?TICO
Resumo
O discurso jurídico, comumente, é entendido como aquele que se realiza por meio de códigos legislativos, de teses e comentários sobre a doutrina jurídica, etc. Enfim, há uma série de formas discursivas e textuais que são reconhecidas, por meio de conotações sociais, como propriamente jurídica. Elas são caracterizadas, em geral, pelo tratamento temático que dão às questões da lei e de sua aplicação. No entanto, ao lado delas, há outros tipos de discurso, como o científico e o poético, por exemplo, que tematizam a lei de modo diferente.
Como produtos da enunciação, tanto o discurso jurídico quanto o discurso poético estão subordinados aos mesmos mecanismos discursivos, contudo, por meio de estratégias discursivas diferentes, cada um deles tematiza as questões da lei de um modo particular. Analisando-se essas especificidades, o trabalho explora como o discurso poético, no caso a canção Hino de Duran, de Chico Buarque de Holanda, tematiza o discurso jurídico.
Palavras-chave: análise do discurso; semiótica; enunciação; discurso poético; discurso jurídico.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.