O REALITY SHOW DAS PRIS?ES BRASILEIRAS
Resumo
O texto procura abordar a grave crise do sistema penitenciário brasileiro. Um breve relato, mostra a história das formas de se punir o criminoso, desde a antiguidade até os dias atuais, passando pela humanização da pena iniciada no Século XVIII d.C. Demonstra-se que as atuais condições carcerárias dos detentos não melhoraram muito desde o referido período humanitário. Em alguns casos, houve até retrocessos. Posteriormente, trata-se das funções que a pena deve ter como forma de controle social, com maior ênfase as penas privativas de liberdade, que as destinadas aos autores de crimes graves. Aproveitando a onde televisiva dos reality shows, fez-se uma analogia superficial das condições dos participantes desses programas com as dos presos. Por fim, são mostradas as mazelas do sistema carcerário brasileiro, destacando a importância da recuperação do criminoso.
Palavras-chave: pena; penitenciária; ressocialização; sistema carcerário; reality show; criminoso.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.