HUMANISMO = DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
Resumo
O artigo procura responder às seguintes perguntas: como se tornou possível a crença numa lei comum que se estende ?ergaomnes, e que por isso transcende a lei particular de uma determinada comunidade política? Ou melhor, como se tornou possível o tema dos direitos humanos, ou seja, dos direitos e deveres humanos? Analisa-se as várias épocas da história da humanidade em que ficam ressaltados aspectos relevantes para a afirmação e primazia da dignidade da pessoa humana. Enfoca como o humanismo inspirou o constitucionalismo, encampando as transformações do chamado direito natural.
Conclui identificando no direito um instrumento promocional da pessoa humana, não o considerando tão somente um direito punitivo.
Palavras-chave: humanismo; dignidade; Direito Natural; Direitos Humanos; função promocional; constituição.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.