A PERDA DE UMA CHANCE E A POSSBILIDADE DE RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS

  • Henrique Avelino Lana

Resumo

RESUMO: Inicialmente, será realizada uma abordagem elementar do instituto, ocasião em que será abordada a elucidação do tema, sua definição teórica e método de aplicação, bem como a um estudo do conteúdo econômico da chance e dos métodos a serem utilizados para sua quantificação. Após, será feita uma análise reflexiva acerca de sua aplicabilidade junto ao exercício da advocacia, mediante análise doutrinária e jurisprudencial especializada, na qual há muito já vem se aplicando a teoria da perda de uma chance, e sua atual evolução se coadunando com a doutrina majoritária. Este trabalho não possui intuito de esgotar o assunto, mas sim contribuir de forma acadêmica e construtiva.

 

Palavras-chave: Perda de uma chance; Indenização; Responsabilidade civil; Advocacia.

##submission.authorBiography##

Henrique Avelino Lana
Doutorando em Direito Privado pela PUC/MG. Mestre em Direito Privado pela PUC/MG. Pós Graduado Lato Sensu em Direito Empresarial pela PUC/MG. Graduado em Direito pela PUC/MG. Professor de Cursos de Graduação e Pós Graduação em Belo Horizonte / MG.
Publicado
2016-12-14
Como Citar
LANA, Henrique Avelino. A PERDA DE UMA CHANCE E A POSSBILIDADE DE RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 15, p. 195-218, dec. 2016. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/1278>. Acesso em: 23 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v15i0.1278.
Seção
Artigos Seção Geral