A TENTATIVA DE EXPLICAR O IMPONDERÁVEL: O CONCEITO DE CARISMA DAS CI?NCIAS SOCIAIS
Resumo
O conceito de carisma foi criado por Max Weber para explicar a ocorrência de relações de poder, que dão origem a formas de dominação, mas que não de sustentam nas tradições, no controle dos bens ou em procedimentos burocratizados. Tratam-se daquelas relações nas quais o poder é estabelecido sustentando-se exclusivamente na influência que uma pessoa pode exercer sobre muitas outras, por ser investido de características extraordinárias. Desde sua formulação, tal conceito vem sendo apropriado de diferentes formas nas Ciências Sociais, seja como categoria metodológica, ou como instrumento para descrição de fenômenos empíricos. No campo específico da Sociologia, é possível encontrar diferentes operacionalidades para o conceito de carisma, sobretudo na sociologia do cotidiano e na sociologia das organizações. No entanto, por ser amorfo, como o próprio Weber reconheceu, alguns autores o desqualificam em sua condição de servir para explicar fenômenos sociais do mundo concreto.
Palavras-chave: Max Weber. Carisma. Relações de poder. Dominação. Liderança
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.