O PENSAMENTO FILOSÓFICO TOMASIANO: METAFÍSICA E ANTROPOLOGIA, ÉTICA E JUSTIÇA, DIREITO E LEI

  • Lino Rampazzo

Resumo

RESUMOEste artigo pretende discutir, no pensamento filosófico tomasiano, o entrelaçamento entre a metafísica e a antropologia, a ética e a justiça, e o direito e a lei, na perspectiva da chamada racionalidade escolástica, desenvolvida no contexto da baixa medievalidade. S. Tomás coloca a reflexão metafísica do ser como pressuposto e fundamento de toda realidade. Sobre essa fundamentação, a antropologia caracteriza as criaturas humanas como seres racionais e livres, ordenadas para o bem. Bem e fim são fundamentos subjacentes à ética da perfeição e da ordem, ética que, na perspectiva subjetiva, envolve também a teoria das virtudes cardeais, das quais a justiça é tida como a mais excelente, particularmente nas relações humanas em coletividade. Por fim, o direito é entendido como objeto da própria justiça: e se subdivide em natural e positivo. A lei, especificação do direito positivo, é regra e medida das ações humanas, própria da razão ordenadora, cuja finalidade é promover o bem comum. PALAVRAS-CHAVE: Racionalidade Escolástica, Metafísica, Antropologia, Ética e Lei. RIASSUNTOQuesto articolo pretende discutire, nel pensiero filosofico di San Tommaso, il nesso tra la metafisica e l’antropologia, l’etica e la giustizia, il diritto e la legge, nella prospettiva della cosiddetta razionalità scolastica, sviluppatasi nel contesto del basso medioevo. San Tommaso pone la riflessione metafisica dell’essere come presupposto e fondamento di tutta la realtà. Su tale base, l’antropologia caratterizza le creature umane come esseri razionali e liberi, direzionate al bene. Bene e fine sono fondamenti soggiacenti all’etica della perfezione e dell’ordine, etica che, nella prospettiva soggettiva, comprende pure la teoria delle virtù cardinali, di cui la giustizia è considerata come la più importante, particolarmente nelle relazioni umane in collettività. Infine, il diritto è inteso come oggetto della propria giustizia: e si suddivide in naturale e positivo. La legge, specificazione del diritto positivo, è regola e misura delle azioni umane, propria della ragione ordinatrice, la cui finalità consiste nel promuovere il bene comune. PAROLE CHIAVE: Razionalità Scolastica – Metafisica – Antropologia – Ética – Legge.

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Lino Rampazzo
Graduado em Filosofia (UNISAL/ Lorena-SP). Graduado em Teologia (Pontificio Seminário Regionale di Chieti). Mestre em Teologia (Pontificia Universidade Lateranense). Doutor em Teologia (Pontifícia Universidade Lateranense). Professor pesquisador do Centro Universitário Salesiano
Publicado
2011-08-24
Como Citar
RAMPAZZO, Lino. O PENSAMENTO FILOSÓFICO TOMASIANO: METAFÍSICA E ANTROPOLOGIA, ÉTICA E JUSTIÇA, DIREITO E LEI. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 9, aug. 2011. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/287>. Acesso em: 24 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v9i0.287.
Seção
Artigos Seção Geral