A WEB 4.0 E OS RISCOS À DEMOCRACIA
Resumo
A recém-chegada quarta Era da Internet aproxima a inteligência artificial do cotidiano das pessoas, refletindo-se em suas opiniões e atitudes. Diante disso, o problema que norteia o presente trabalho é a busca de resposta para a seguinte indagação: a democracia corre riscos na Sociedade da Informação, mormente em tempos de web 4.0? De modo a delinear uma solução ao problema, inicialmente, fazem-se apontamentos acerca das novas tecnologias da informação e da evolução da web. Posteriormente, tecem-se considerações sobre a participação política gerada pelas redes sociais e o paradoxo que a Internet apresenta no que tange à democracia deliberativa. Por último, cotejam-se, de forma panorâmica, as temáticas da democracia em meio às redes sociais, principalmente, diante de fenômenos como o discurso de ódio, as fake news e as deepfakes. O método de abordagem empregado é o dedutivo, enquanto o método de procedimento é monográfico, e a técnica de pesquisa, a bibliográfica e documental. Conclui-se que, embora a Internet traga incontáveis dúvidas a respeito da veracidade de informações, o sentimento de eficiência política floresce, e a democracia sempre se beneficiará desta tecnologia. Estimular e proteger os espaços de deliberação democrática é pré-requisito para o futuro da democracia.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.