A WEB 4.0 E OS RISCOS À DEMOCRACIA

  • Júlia Schroeder Bald Klein Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Luiz Gonzaga Silva Adolfo Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Resumo

A recém-chegada quarta Era da Internet aproxima a inteligência artificial do cotidiano das pessoas, refletindo-se em suas opiniões e atitudes. Diante disso, o problema que norteia o presente trabalho é a busca de resposta para a seguinte indagação: a democracia corre riscos na Sociedade da Informação, mormente em tempos de web 4.0? De modo a delinear uma solução ao problema, inicialmente, fazem-se apontamentos acerca das novas tecnologias da informação e da evolução da web. Posteriormente, tecem-se considerações sobre a participação política gerada pelas redes sociais e o paradoxo que a Internet apresenta no que tange à democracia deliberativa. Por último, cotejam-se, de forma panorâmica, as temáticas da democracia em meio às redes sociais, principalmente, diante de fenômenos como o discurso de ódio, as fake news e as deepfakes. O método de abordagem empregado é o dedutivo, enquanto o método de procedimento é monográfico, e a técnica de pesquisa, a bibliográfica e documental. Conclui-se que, embora a Internet traga incontáveis dúvidas a respeito da veracidade de informações, o sentimento de eficiência política floresce, e a democracia sempre se beneficiará desta tecnologia. Estimular e proteger os espaços de deliberação democrática é pré-requisito para o futuro da democracia.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Linha de Pesquisa Constitucionalismo Contemporâneo. Membro do Grupo de Pesquisa em Direitos Fundamentais na Sociedade da Informação. Advogada.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Direito - UNISINOS, com Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Professor titular do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Coordenador do Grupo de Pesquisa de Direitos Fundamentais na Sociedade da Informação. Advogado.

 

 

Publicado
2020-11-10
Como Citar
SCHROEDER BALD KLEIN, Júlia; SILVA ADOLFO, Luiz Gonzaga. A WEB 4.0 E OS RISCOS À DEMOCRACIA. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 20, n. 1, nov. 2020. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3132>. Acesso em: 20 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v20i1.3132.
Seção
Artigos Seção Especial: Direito e Estado na Era Digital