TELEDEMOCRACIA E CIDADANIA NA ERA DAS TECNOLOGIAS:

O príncipe eletrônico e o poder de influência das mídias sociais no processo eleitoral

  • Abner da Silva Jaques Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Vladmir Oliveira da Silveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

A pesquisa tem por objetivo construir um estudo acerca dos horizontes atuais da teledemocracia sob sua versão fraca – entendida como sendo a utilização dos meios tecnológicos como forma de acessibilidade do cidadão ao candidato que irá representá-lo junto aos Poderes do Estado –, com abordagem específica voltada à utilização das mídias sociais enquanto instrumento de manutenção de um poder hegemônico. A justificativa consiste no reconhecimento de uma relação de causa e consequência das tecnologias no exercício da cidadania e na democracia, de modo que a problemática que orienta a pesquisa busca verificar se as tecnologias da informação e da comunicação, enquanto fenômeno de emancipação de opinião, inclusão e participação nas decisões do Estado. podem ser considerados um risco à democracia. A pesquisa será exploratória e descritiva, valendo-se do método de abordagem hipotético-dedutivo, além dos métodos de procedimento auxiliares histórico, comparativo e tipológico, uma vez que será estudada, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, a evolução da sociedade digital enquanto fenômeno social complexo.


Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Direito pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com bolsa CAPES. Graduação em direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2018). Pós-graduando em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, em Mato Grosso do Sul (IBET/MS). Pós-graduando em Direito Ambiental, Agrário e Urbanístico pela UNISC, em parceria com a CFOAB/ENA. Presidente da Comissão de Incentivo à Produção Científica e Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul (CIPCJ/OABMS). E-mail: abnersjaques90@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4301394075729145. 

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Graduação em Direito em (1997) e Graduação em Relações Internacionais pela mesma Universidade (2000). Professor Titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Foi Secretário Executivo (2007-2009) e Presidente (2009-2013) do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI - Sociedade Científica da Área o Direito). E-mail: vladmir@aus.com.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5229046964889778

Publicado
2020-08-29
Como Citar
JAQUES, Abner da Silva; SILVEIRA, Vladmir Oliveira da. TELEDEMOCRACIA E CIDADANIA NA ERA DAS TECNOLOGIAS:. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 19, n. 1, aug. 2020. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3158>. Acesso em: 26 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v19i1.3158.
Seção
Artigos Seção Especial: Direito e Estado na Era Digital