TELEDEMOCRACIA E CIDADANIA NA ERA DAS TECNOLOGIAS:
O príncipe eletrônico e o poder de influência das mídias sociais no processo eleitoral
Resumo
A pesquisa tem por objetivo construir um estudo acerca dos horizontes atuais da teledemocracia sob sua versão fraca – entendida como sendo a utilização dos meios tecnológicos como forma de acessibilidade do cidadão ao candidato que irá representá-lo junto aos Poderes do Estado –, com abordagem específica voltada à utilização das mídias sociais enquanto instrumento de manutenção de um poder hegemônico. A justificativa consiste no reconhecimento de uma relação de causa e consequência das tecnologias no exercício da cidadania e na democracia, de modo que a problemática que orienta a pesquisa busca verificar se as tecnologias da informação e da comunicação, enquanto fenômeno de emancipação de opinião, inclusão e participação nas decisões do Estado. podem ser considerados um risco à democracia. A pesquisa será exploratória e descritiva, valendo-se do método de abordagem hipotético-dedutivo, além dos métodos de procedimento auxiliares histórico, comparativo e tipológico, uma vez que será estudada, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, a evolução da sociedade digital enquanto fenômeno social complexo.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.